Revoredo #97: Violeiros de Curitiba e Tocantins exibem seus talentos na viola caipira

Claudivan Santiago e Lu Pasinato são destaques no programa desta semana

 27/07/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 24/08/2023 as 18:14
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #97: Violeiros de Curitiba e Tocantins exibem seus talentos na viola caipira
/

O Revoredo desta semana mostra o trabalho de Claudivan Santiago e Lu Pasinato, dois grandes violeiros da música brasileira. Claudivan Santiago nasceu na região Norte, no Tocantins, e além de violeiro caipira é cantor, compositor, jornalista, produtor musical e arranjador. Teve seu primeiro contato com a música quando ganhou uma violinha de buriti de sua avó aos 12 anos e aos 15 anos iniciou sua jornada na música na banda de seu pai. O violeiro já atuou também como músico acompanhando duplas sertanejas, bandas de pagode, axé e grupos de MPB. Autodidata e multi-instrumentista, é considerado uma das revelações da moderna música caipira brasileira.

Lu Pasinato nasceu em Parapuã, interior de São Paulo, e atualmente reside em Curitiba, no Paraná. Pasinato teve seu primeiro contato com a viola caipira em 1989. Traz na bagagem os toques caipiras associados à sonoridade universal, com todas as influências adquiridas ao longo do tempo sem perder as raízes e o lirismo da música rural.

Músicas reproduzidas no podcast: Viola Pura Viola, Pagode do Desesperado, Valsa nas Nuvens, Dedo Duro, A Mantinha, Passos de Anjo, Buraco Negro, Viola de Cego, A Ponta da Boiadera, Mestre Espirro, O Acontecido e a Rima do Ar, Las Piedras, Cinema Paradiso, Louva a Deus. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.