Revoredo #8: Violeiro Ricardo Vignini lança seu novo álbum

Obra “Raiz” foi inspirada em violeiros e ritmos tradicionais caipiras

 04/11/2021 - Publicado há 3 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #8: Violeiro Ricardo Vignini lança seu novo álbum
/

Revoredo desta semana apresenta  a obra Raiz,  álbum mais recente do violeiro Ricardo Vignini. Além de músico, Vignini também é compositor, professor, produtor, pesquisador de cultura popular do Sudeste. 

Dedicado inteiramente aos ritmos tradicionais caipiras como cururus, cateretês, chamamés e pagodes de viola, Vignini buscou inspiração desta obra nos solos de viola do Índio Cachoeira e dos álbuns do Gedeão da Viola, Zé do Rancho, Bambico, Helena Meireles e dos solos instrumentais do Tião Carreiro. O músico revela que a viola foi responsável por aproximá-lo da música raiz de seus antepassados e, “quando eu falo música raiz, eu sou radical, tem que ser daquele jeito”. 

Testando limites e possibilidades da viola caipira, o violeiro busca sempre originalidade através de variadas abordagens e performances que vão dos ritmos caipiras ao rock.  “Eu vim do rock e um belo dia me apaixonei por esse instrumento, a viola caipira”, conta Vagnini. Por isso, além da carreira solo, integra também o grupo de rock rural Matuto Moderno e a dupla Moda de Rockcom Zé Helder.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Tinha Carreiro; Chá de gengibre; Último adeus; De butuca; Batuque no Ranchão; Virei jacaré; Fandanguaira/Artista Caboclo/Ecologia brasileira; Estrada velha; Paixão de Carreiro; Dr. Cateretê; Rastarapé; Moedão; Dessa mato sai coelho; Viola de chumbo; Suíte Queiroz; Pequeno cigano e Fazenda 83. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.