Revoredo #73: Cultura brasileira é retratada por duos de violão e viola caipira

Duo Catrumano e DuoFel exploram diferentes gêneros musicais

 09/02/2023 - Publicado há 1 ano
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #73: Cultura brasileira é retratada por duos de violão e viola caipira
/

Revoredo desta semana apresenta o trabalho do Duo Catrumano e do DuoFel. Catrumano é uma expressão caipira que significa caipira matuto, o caipira dos caipirasa pessoa menosprezada até mesmo pelo sertanejo.

O Duo Catrumano foi formado em 2009 por Elias Kopcak e Rodrigo Nali. Os músicos exploram a viola caipira, trazendo um tom de jazz e blues e também interpretando grandes compositores como Renato Andrade, Zeca Collares, Levi Ramiro, Almir Sater, Tião Carreiro e Ivan Vilela. O primeiro álbum da dupla foi lançado em 2014, com 12 faixas, e é intitulado Duo Catrumano.

O DuoFel é formado por Fernando Melo, no violão de aço de seis cordas e no violão de 12 cordas, e Luiz Bueno, no violão de nylon e violão de aço de seis cordas. A dupla se conheceu em 1990 e estava junta há 42 anos, mas, em 2020, anunciou o fim do duo. Começaram com um trabalho voltado para instrumentos acústicos e, posteriormente, passaram a apresentar o resultado de anos de pesquisas sobre a cultura brasileira. Melo e Bueno já foram eleitos, pela revista Rolling Stone Brasil, para a lista dos 70 mestres brasileiros da guitarra e do violão.

No podcast desta semana, acompanhe as músicas: O Jeca na Estrada; Brincando com as Crianças; Piedade; Canção de Alcipe; Corumbá; Tema de Viola; Chorosa; Farra Mineira; Procissão; Urubu Malandro; Bom dia Tristeza; O Vento e Construção/Cotidiano/Deus lhe Pague.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.