Revoredo #36: A viola caipira de Afonso Villasanti

Um dos grandes nomes da viola caipira, Villasanti foi o primeiro brasileiro aprovado no curso de Composição da British Institute of Modern Music

 19/05/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #36: A viola caipira de Afonso Villasanti
/

Revoredo desta semana apresenta a viola caipira de Afonso Villasanti. Além de violeiro, Villasanti também é compositor, bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor de viola caipira. 

Natural de Valinhos, São Paulo, Villasanti ganhou, aos 9 anos, o primeiro violão e, aos 15, entrou para um conservatório de música, onde se formou em violão e guitarra aos 21 anos. Aos 25 anos, conheceu os encantos da viola caipira e aos poucos foi deixando a guitarra. 

O músico foi aprovado no curso de Composição da British Institute of Modern Music, no Reino Unido, sendo o primeiro brasileiro a realizar o feito, e, hoje, é um dos grandes nomes da viola caipira. Quando estava na Irlanda, lançou um disco enquanto gravava com artistas de rua de todas as partes do mundo e tocou ao lado de Chico Lobo e Ivan Vilela. 

Neste episódio, o podcast apresenta as músicas: Seleção de Pagodes de Tião Carreiro e Pardinho; Comitiva Esperança; Prelúdio da Inhuma; Seleção de Pagodes de Pardinho e Pardal; Seleção de Ponteios de Goiano e Paranaense; Função de violeiro; Intimidade com a viola; Santa Morena; Luzeiro; Odeon; Sanfoneiro folgado; Romance de amor; Pau-Brasil; Beleza mato-grossense; Brincando com a viola e Ave Maria. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.