Revoredo #32: Quatro violeiros importantes para o desenvolvimento da viola caipira instrumental no Brasil

Almir Sater, Fernando Deghi, Ivan Vilela e Roberto Corrêa ajudam a divulgar a viola caipira

 21/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 03/05/2022 as 9:59
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #32: Quatro violeiros importantes para o desenvolvimento da viola caipira instrumental no Brasil
/

Revoredo dessa semana apresenta as violas caipiras de Almir Sater, Fernando Deghi, Ivan Vilela e Roberto Corrêa. Os quatro violeiros são de extrema importância para o desenvolvimento da viola caipira instrumental no Brasil, segundo o maestro José Gustavo Julião de Camargo.

Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Almir Sater é responsável por composições que ajudaram a modernizar a viola caipira, de acordo com uma pesquisa desenvolvida na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A autoria da pesquisa A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater é de Max Junior Sales, com orientação do professor Ivan Vilela, outro importante expoente da viola caipira. 

Vilela, além de violeiro, é professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, compositor e arranjador. Nasceu em Itajubá, em Minas Gerais, e formou-se em Composição Musical na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também fez o mestrado em Música. Em 2011, obteve o doutorado em Psicologia Social pela USP, com a tese Uma História Social da Música Caipira.

Fernando Deghi é descendente de espanhóis de Córdoba e Granada. Homenageando sua ascendência ibérica, Deghi trabalha com foco na divulgação da viola caipira e suas composições exploram as diversidades do instrumento. 

Além de violeiro, Roberto Corrêa é compositor, arranjador e pesquisador. Dedicou-se a explorar a viola caipira e a viola de cocho, expandindo seus limites e se tornando um dos mais importantes violeiros do Brasil. Corrêa é referência no universo da viola, reconhecido por seu talento e dedicação. 

Neste episódio, o podcast apresenta as músicas:  Fronteira; Europa; Mazurka Choro; Encontro das Águas; Cristal; Viola e Seus Mistérios; Berceuse do Sertão; Hojas Al Viento; Pra Matar a Saudade de Minas; Armorial; Paisagens; Anti-Viola; Pinguela da Fonte e A Peleja da Seriema com a Cobra.  

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.