Revoredo #20: O ecletismo musical do violinista Ulisses Rocha

Revoredo - USP
Revoredo #20: O ecletismo musical do violinista Ulisses Rocha
/

O  Revoredo desta semana apresenta a obra O Quinteto, de Ulisses Rocha.  Violonista e compositor brasileiro, Rocha é natural do Rio de Janeiro, radicado em São Paulo, e integrou o Grupo D’Alma, um trio de violonistas, formado no final da década de 1970.

O músico é considerado um dos principais violonistas, arranjadores e compositores brasileiros, com uma sólida carreira internacional. Apresenta um ecletismo estético que mistura o clássico, jazz, rock, música latino-americana e outras tendências.

Em suas obras, apresenta os traços da música brasileira, da música erudita e do jazz. O músico busca uma ruptura no uso tradicional do violino, trazendo novos timbres associados a recursos eletrônicos e ao violão acústico.

Rocha é professor de violão popular, disciplina criada em 1990 no curso de Música Popular, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No último ano, completou 30 anos em atividade como professor do curso e já ensinou ilustres nomes da música instrumental brasileira, como Alessandro Penezzi, Chico Saraiva e Euclides Marques. Também é professor convidado na University of Florida, nos Estados Unidos.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas:  Na asa do vento; Gracias a la vida; Menino da porteira; Blackbird; Trenzinho do caipira; Morro velho; Viola Enluarada; Mel; Santa Ignorância; A lua girou e Duna.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto