Revoredo #19: Quinteto Armorial combina música erudita e tradições populares do Nordeste

Grupo surgiu no contexto do Movimento Armorial e propõe um diálogo entre o cancioneiro medieval e as práticas dos cantadores nordestinos e seus instrumentos musicais

 20/01/2022 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/02/2022 as 9:52
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #19: Quinteto Armorial combina música erudita e tradições populares do Nordeste
/

O  Revoredo desta semana apresenta o álbum Do Romance ao Galope Nordestino, do Quinteto Armorial. O grupo musical foi formado na cidade de Recife, Pernambuco, em 1970, e tinha como integrantes Antônio José Madureira, Egildo Vieira do Nascimento, Antônio Nóbrega, Fernando Torres Barbosa e Edison Eulálio Cabral.

O Quinteto Armorial foi criado no contexto do Movimento Armorial, uma iniciativa artística que tinha como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. O movimento tinha como um dos fundadores e diretores o escritor Ariano Suassuna e abrangia também, além da música, trabalhos nas áreas da gravura, pintura, tapeçaria, cerâmica, escultura, poesia, romance e teatro.

O trabalho central do grupo era propor um diálogo entre o cancioneiro medieval e as práticas criativas dos cantadores nordestinos e seus instrumentos musicais tradicionais, como viola caipira, rabeca, pífano, violão, zabumba e marimbau.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Revoada; Romance da Bela Infanta; Mourão; Toada e Desafio; Ponteio Acutilado; Repente; Toré; Excelência; Bendito; Toada e Dobrado de Cavalhada; Romance de Minervina; Rasga e Armorial.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.