O Revoredo desta semana apresenta o trabalho dos músicos portugueses João Diogo Leitão, Rui Fernandes e João Moraes, o Gajo, com as violas braguesa, amarantina e campaniça, respectivamente.
Leitão é um violinista e compositor que desafia barreiras estéticas e tradições e mostra sua irreverência através de uma abordagem, segundo ele, inovadora com a viola braguesa; Fernandes se dedica à viola amarantina desde 2018. Ele se dedica a mostrar que o instrumento tem muito mais para dar à música do que ser apenas um instrumento de acompanhamento; já Moraes, após quase 30 anos tocando guitarras elétricas, conheceu a viola campaniça em um concerto na cidade de Beja, e a leva para Lisboa, onde ganha novas tonalidades, afastando-se da linguagem mais tradicional, mas mantendo intacta sua portugalidade.
Neste episódio foram tocadas as músicas: Por Onde Fica a Primavera? Ato I; Por Onde Fica a Primavera, Ato II; Por Onde Fica a Primavera, Ato III; Fernandinha; Mestre Violeiro; Era Uma Vez Um Solto; Scherzo para Dois Corações; Cumeeira; Lulavai; Longe do Chão; Há uma Festa Aqui ao Lado; Uma Ginga Com Elas e Miradouro da Batucada.
Ouça o episódio completo clicando no player acima.
Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto