Revoredo #160: O som da viola de cocho

Instrumento leva esse nome pela similaridade de fabricação com o comedouro de animais

 24/10/2024 - Publicado há 2 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #160: O som da viola de cocho
/

O Revoredo desta semana apresenta uma coletânea de músicas performadas na viola de cocho. O instrumento recebe esse nome pela semelhança ao cocho de alimentação de gado durante sua fabricação. 

O cocho de alimentação do gado é feito a partir da escavação de uma tora de madeira para formar um comedouro para animais em fazendas. A viola é produzida da mesma maneira, através da escavação de um pedaço de madeira maleável, e seu tampo é feito a partir da raiz da figueira branca.

Neste episódio foram tocadas as músicas: Mazurca Pantaneira; O Seu Jeito Mudou; Passarinho Verde; Eu Namorei Uma Morena; Garça Branca; Vamos Ferrear, Meu Bem; Chora Gaúcha; Eu Vou Fazer Uma Viagem; O Ciriri, O Cururu é Nossa Tradição; Eu Quero Apenas; Papo de Viola; Cavalgada; Terminando em Chapada; Beleja de Siriema com Cobra; Lufada em Cacho e Voo do Tuiuiu.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.