Revoredo #16: A tradição portuguesa presente nas violas braguesa e campaniça

Os músicos João Diogo Leitão e João Morais, O Gajo, homenageiam Portugal e a música tradicional portuguesa

 30/12/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 08/02/2022 as 13:10
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #16: A tradição portuguesa presente nas violas braguesa e campaniça
/

Revoredo desta semana apresenta o trabalho de dois músicos portugueses, João Diogo Leitão, com a viola braguesa, e João Morais, O Gajo, com a viola campaniça. 

João Diogo Leitão, violonista e compositor, é um músico singular que desafia barreiras estéticas e tradições, mostrando sua irreverência através de uma abordagem inovadora a um dos mais fascinantes cordofones portugueses, a viola braguesa. 

A viola braguesa, instrumento de cordas originário de Braga, no noroeste de Portugal, possui um grande número de tocadores e simpatizantes e é comumente usada para tocar música tradicional portuguesa, como rusgas, chulas e desafios. 

O músico João Morais adota o pseudônimo O Gajo, em homenagem a seu país de origem, Portugal. Na viola campaniça, instrumento da cultura local que faz parte da história centenária do país, conhecida também como viola alentejana, toca a raiz tradicional da musicalidade portuguesa. 

O instrumento faz parte da história centenária e cultural de Portugal e é comumente usado para acompanhar os cantares à desgarrada ou cantes a despique, nas festas e feiras do Alentejo.  A viola campaniça também é tida como uma das maiores violas portuguesas, com cinco ordens de cordas.  

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Por onde fica a primavera: ato primeiro; Por onde fica a primavera: ato segundo; Por onde fica a primavera: ato terceiro; Por onde fica a primavera: ato quarto; Dos rituais perdidos: Invocação; Longe do chão; Há uma festa aqui do lado; Uma ginga com elas; A Carterista e Miradouro da batucada. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.