Revoredo #15: A viola caipira de Helena Meirelles

A violeira, reconhecida mundialmente por seu talento, está entre os maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão

 23/12/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 08/02/2022 as 13:09
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #15: A viola caipira de Helena Meirelles
/

Revoredo desta semana apresenta Helena Meirelles. Reconhecida mundialmente por seu talento como tocadora de viola, Helena foi uma violeiracantora e compositora brasileira, falecida há 16 anos, em 2005. 

A vida da instrumentista, repleta de trabalhos insólitos, tem início em uma data que, em si, já denota um estigma, uma sexta-feira 13 do mês de agosto de 1924, na fazenda Jararacá, localizada na antiga Estrada Boiadeira que, acompanhando o Rio Pardo, ligava Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, ao Porto 15, embarcadouro de gado às margens do Rio Paraná, na divisa com o estado de São Paulo. Sua música é reconhecida como expressão das raízes e da cultura da região. 

Helena cresceu rodeada de peões, comitivas e violeiros e desde muito cedo manifestou interesse e aptidão para tocar violão, mas o ambiente rústico e o conservadorismo fizeram com os pais a proibissem de tocar o instrumento. Aprendeu a tocar violão escondido da família e aos poucos ficou conhecida entre os boiadeiros da região.

A violeira se apresentou em um teatro pela primeira vez aos 67 anos, e gravou cinco discos em seguida. Em 1993, foi escolhida pela Guitar Player como uma das “100 mais” por sua atuação nas violas de 6, 8, 10 e 12 cordas e, em 2012, foi incluída na lista 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão, na categoria Raízes Brasileiras, da revista Rolling Stone Brasil.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Guaxo; Amélia boiadeira; Chalana; Fiquei sozinha; Araponga; Flor de Jasmim; Molequinho malcriado; Merceditas. Fim de baile; Pantaneiro; Fronteira e Rapsódia pantaneira. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.