Revoredo #146: A viola caipira de Fabrício Conde

O programa Revoredo desta semana apresenta um pouco da trajetória de Fabríco Conde. O artista domina as técnicas de cantigas, músicas e histórias

Por
 Publicado: 18/07/2024
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #146: A viola caipira de Fabrício Conde
/

O programa Revoredo desta semana apresenta a viola caipira de Fabrício Conde. O violeiro e contador de histórias, mineiro de Juiz de Fora, teve o piano como o início de sua trajetória na música. O violão entrou na sua vida através de sua mãe, que tocava e cantava cantigas de roda. O artista aprendeu a admirar e respeitar o ambiente rural, que é repleto de rezas, simpatia, festas e muitas histórias, vivenciadas no sítio de sua avó em Boa Vista, também em Minas Gerais. Além da tradição da música, Conde também despertou interesse pelo texto de alguns autores como Manoel de Barros, Patativa do Assaré, Adélia Prado e Bartolomeu Campos de Queiroz. 

Através do estudo para buscar uma sonoridade que representasse os autores e sua vivência no campo, Conde descobriu a afinação e o toque da viola caipira com Sr Antônio, um amigo rezador, artista de rua e violeiro. Assim, a viola caipira e a palavra  passaram a fazer parte de sua vida profissional.

 Neste episódio do Podcast são apresentadas as obras autorias: Quintais de Junho, Com o Rosário na Mão, Marcha Retirante, São Francisco,Por Que Chora Se é Baião?, Leve Maria, Ester, Ciganos e Para Aparecido Passear.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.