Revoredo #14: A viola caipira de Marcus Biancardini e Nestor da Viola

Violeiros de gerações diferentes apresentam composições autorais

 16/12/2021 - Publicado há 3 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #14: A viola caipira de Marcus Biancardini e Nestor da Viola
/

Revoredo desta semana apresenta os violeiros Marcus Biancardini e Nestor da Viola. Músicos de gerações distintas, conheceram a viola ainda jovens. 

Nascido em Goiânia, Biancardini teve os primeiros contatos com a viola nas fazendas da família no interior de Goiás, onde violeiros eram convidados para tocarem em festas familiares. Nessa época, tinha pouco mais de 7 anos de idade e sua alma de violeiro começava a aflorar. Posteriormente, por volta dos 15 anos, manifestou o desejo de aprender a tocar aquele instrumento que escutara durante toda a infância; foi quando ganhou sua primeira viola e começou os incansáveis estudos das obras de grandes violeiros, como Renato Andrade, Tião Carreiro, Nestor, Moreno, Julião, Vanuque, Velosinho, Bambico, entre outros. 

Com o passar do tempo, foi também mergulhando em busca de conhecimentos em outros universos musicais, como os dos grandes violonistas Andrés Segovia, Sabicas, Paco de Lucia, do citarrista indiano Ravi Shankar e os grandes harpistas Luis Bordon e Nicanor Zabaleta. 

O instrumentista, cantor e compositor Antônio Francisco, conhecido como Nestor da Viola, iniciou sua carreira artística na década de 1950 na rádio de Birigui, no interior de São Paulo, sua cidade natal, ao lado do irmão Arlindo Francisco, com quem formou a dupla Tonico e Arlindo e, posteriormente, Nestor e Nestorzinho. 

Ao longo da carreira gravou quatro discos solos, além de outros 45 trabalhos junto do irmão, com quem recebeu 38 troféus no decorrer dos mais de dez anos de existência da dupla. Nestor também foi professor de viola e possui um modelo do instrumento com seu nome. 

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Agreste; Andaluzia; Guerreira; Polca Caipira; Regresso; Da Espanha ao Paraguai; Toada Cabocla; Viola de Gravata nº 2; Boiadeiro Errante; Rainha do Paraná; Lembrança; Chico Mulato; Rei do Café; Saudade de Matão; Paineira Velha e A Enxada e a Caneta.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.