Revoredo #139: Duo Viola e Acordeon mescla música caipira e cultura gaúcha

Instrumentos se popularizaram entre os trabalhadores do campo no Brasil

 Publicado: 30/05/2024
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #139: Duo Viola e Acordeon mescla música caipira e cultura gaúcha
/

O programa Revoredo desta semana apresenta as composições autorais de Valdir Verona e Rafael De Boni com o Duo Viola e Acordeon com a temática da região Sul do Brasil.

Natural de Caxias do Sul, Verona desenvolve, desde a década de 1990, trabalhos como recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e tablaturas e oficinas com o intuito de resgatar traços da viola de dez cordas na música sulista. 

Outro gaúcho, De Boni iniciou seus estudos de acordeon em sua cidade natal, Vacaria. Participou de festivais e se destacou tocando com bandas e artistas nos mais variados estilos, como o CD Parceria nº 2, em que faz duo com Verona. 

Os dois instrumentos tradicionais da cultura brasileira chegaram com os portugueses. A viola caipira se interiorizou nas mãos dos trabalhadores do campo e, aos poucos, tornou-se uma das principais manifestações musicais do camponês brasileiro. 

Já o acordeon, também conhecido como sanfona, se tornou popular principalmente no Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. No Nordeste, deu origem a um novo ritmo, o forró, característico da região.

Neste episódio do podcast são apresentadas as obras: Parceria nº 2, À sombra da Acácia, Das Bandas do Poente, Corcoveado, Clarinda, Cinco Tentos, Rio e Choro do Gabi,  Felicidade, Luar do Sertão, Serranismo e Parceria nº 1.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.