Revoredo #102: Serra Acima e O Fino da Roça são os trios em destaque na música caipira

Os trios têm em comum valorizar a viola caipira e inserir o instrumento em outros gêneros musicais através de releituras

 31/08/2023 - Publicado há 11 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #102: Serra Acima e O Fino da Roça são os trios em destaque na música caipira
/

O Revoredo desta semana traz o trabalho dos trios Serra Acima e O Fino da Roça. Os músicos Emiliano Pereira, Junior Bier e João Triska compõem o Serra Acima Trio. O grupo, natural de Curitiba (PR), se uniu com o objetivo de aprimorar e inovar as tradições da viola caipira e transita pelo folclore brasileiro, revela influências da MPB, além, claro, dos clássicos sertanejos. No repertório, releituras de obras consagradas de compositores como Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, Roberto Corrêa, entre outros.

Os integrantes do trio O Fino da Roça são Pedro Henrique (viola caipira), Araê Cainã (viola de sete cordas) e Adriel Job (percussão). Eles contam a história do desenvolvimento da música caipira de forma instrumental através de citações que tentam captar as características dos compositores de cada fase, fundindo o tradicional com o recente movimento de fusão da viola com outros gêneros musicais como toada, choro, valsa, marcha, samba-canção, batuque e pagode de viola.

Neste podcast foram reproduzidas as músicas: Violosófica, Você Ferve e Eu Frevo, Baião da Lua, Brejeiro, Pau Brasil, Serra Acima, Ingresia na Folia, Guaraqueçaba, O Fino da Roça, Alvoradinha, Brincando com a Viola, Corta Jaca, Viola Xique-Xique, Pingo D’Água, Malandrinho, Rio de Lágrimas.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.