Quilombo Academia: o existencialismo do tambor na construção da poesia utópica

A tamboralidade do samba que aponta o vazio existencial no processo do apogeu em uma dialética freiriana em que a esperança leva faz a pessoa repensar o conforto

 02/06/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 04/06/2023 as 12:25
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: o existencialismo do tambor na construção da poesia utópica
/

A circularidade dos saberes sagrados da cosmovisão africana primogênita se estabelece como um paradigma para as relações existenciais, que demandam a tamboralidade do samba de Martinho da Vila. A roda de samba nesse compositor aparece como um onirismo utópico, que lhe permite fugir da distopia individual do lucro do mercado, é na angústia do vazio existencial que Martinho constrói na herança comunal do sorriso esférico da africanidade uma pintura de paz que marca a musicalidade do humanismo crítico do samba de Vila Isabel.

Nessa linha de abordagem de um lirismo onírico do samba como lugar ideal alternativo ao poder de mercado eurocaucasiano, que Melodia dialoga com a utopia do tribalismo melódico de Martinho da Vila. Ambos constroem a sociedade alternativa com um cubismo melódico, contrariando a linearidade favorável ao valor de troca.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.