Quilombo Academia: a genialidade da resistência de duas poéticas que têm em comum a tamboralidade do samba

A musicalidade do tambor na resistência poética de Jorge Aragão e Lazzo Matumbi

 07/07/2023 - Publicado há 1 ano
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: a genialidade da resistência de duas poéticas que têm em comum a tamboralidade do samba
/

A espontaneidade da composição de Jorge Aragão tem como significado a mensagem cristalina do morro e dos lugares empobrecidos, que se constituem em uma crônica de uma vida possível longe da lógica acumulativa, da ordem eurocaucasiana.

Os versos discursivos do canto gestual Matumbi, por outro lado, mostra uma seriedade militante cuja espontaneidade se dá com alegria da tamboralidade, que é herdada das relações lúdicas gregárias da roda de samba. Fenômeno que expressa a resistência do artista na circularidade dos saberes sagrados da cosmovisão africana, em que a essência comunal não combina com o individualismo do euro-hetero-macho-autoritário.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.