Quilombo Academia: A africanidade jazzística estadunidense e a dinâmica do samba reggae – um diálogo musical na teluricidade nordestina

A afrodiasporicidade de Alceu Valença e Ivete Sangalo e a miscigenação sertaneja

 19/05/2023 - Publicado há 1 ano
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: A africanidade jazzística estadunidense e a dinâmica do samba reggae - um diálogo musical na teluricidade nordestina
/

A amplitude holística da solidariedade em meio à dificuldade da vida sertaneja é resultado de uma alteridade, que é decorrente da capacidade do nordestino transformar os pontos de contradição em ressignificação, do desencontro social em um encontro de confraternização com base na tamboralidade negra. Fenômeno que se estabelece como uma transnacionalidade rítmica, característica da música nordestina, onde a africanidade é formada com característica multirracial do ibero-ásio-afro-ameríndio, no qual o jazz, o reggae ganham sotaques próprios dos nordestinos.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.