Pílula Farmacêutica #119: Farmácia veterinária ganha destaque e diversifica atuação do farmacêutico

Voltado para a produção, formulação e dispensação de medicamentos para uso veterinário, a área se destaca pela pesquisa

 03/04/2023 - Publicado há 1 ano
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #119: Farmácia veterinária ganha destaque e diversifica atuação do farmacêutico
/

A área da farmácia veterinária é um ramo relativamente novo para os farmacêuticos. Entre as inúmeras especializações que o profissional pode escolher, na área da veterinária, o farmacêutico é responsável pela produção de medicamentos para tratar doenças quanto para o de dermocosméticos.

A acadêmica Amanda Pereira de Araújo, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, conta que a área surgiu devido ao aumento do número de animais domésticos nas famílias brasileiras, mas a técnica de formulação de medicamentos veterinários é muito antiga e começou no Egito.

O profissional da área pode atuar em áreas como a dispensação de medicamentos, desenvolvimento de fármacos, análises toxicológicas entre outras. A produção de shampoo de sarna e piolhos por exemplo é de responsabilidade do farmacêutico veterinário, com produtos, geralmente, de um alto custo, principalmente se tiverem princípios ativos com maior dificuldade de manipulação.

Amanda conta que o ramo também é responsável por pesquisas e estudos de novos fármacos para ajudar os animais. “Recentemente, uma pesquisa realizada explica que o tratamento com canabidiol (CBD) protege o organismo contra a inflamação e dano oxidativo em lesões renais”, exemplifica a acadêmica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.