Pesquisa em matemática pura realizada na USP é duplamente premiada

Estudo de doutorado realizado no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP recebeu os prêmios Gutierrez 2021 e o Capes de Teses 2021

09/12/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/02/2022 as 12:44
Novos Cientistas - USP
Pesquisa em matemática pura realizada na USP é duplamente premiada
/

Enquanto a matemática aplicada surge com o intuito de aplicar e desenvolver ferramentas para lidar com problemas do cotidiano, a matemática aplicada busca resolver problemas dentro da própria matemática. “Se a matemática aplicada ‘aplica’ ferramentas, a matemática pura ‘constrói’ ferramentas. Ou seja, é um suporte a problemas que venham a surgir na matemática aplicada”, disse o matemático Leonardo Francisco Cavenaghi na entrevista desta quinta-feira (9) no podcast Os Novos Cientistas.

O pesquisador é autor do estudo de doutorado intitulada Deformações Métricas e Aplicações, defendida no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. O estudo foi o vencedor do Prêmio Gutierrez 2021, promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e também do Prêmio Capes de Teses 2021. A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi realizada sob orientação do professor Llohann Dallagnol Sperança, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Atualmente, Cavenaghi é docente na University of Fribourg, Switzerland, onde integra um programa de pós-doutorado em matemática. “Foi uma sequência natural. Um artigo oriundo de minha pesquisa foi objeto de um mestrado nessa mesma universidade, quando um aluno de lá resolveu escrever sobre um dos meus teoremas. Depois disso surgiu um convite para eu dar continuidade em meus estudos lá em Fribourg”, disse o matemático. Nos primeiros semestres deste 2021, Cavenaghi lecionou duas disciplinas na universidade suiça. O término de sua estada em Fribourg está previsto para março de 2022.

Disponível também na plataforma Spotify