Palavra da Semana #87: Insustentável leveza ajuda a pensar com equilíbrio na busca por felicidade

Negar a vida, buscar anestesiados pela felicidade, viver de muletas ao invés de ser. Sem negar as dores, pesos e levezas devem ser colocados na mesma balança

 14/07/2023 - Publicado há 1 ano
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #87: Insustentável leveza ajuda a pensar com equilíbrio na busca por felicidade
/

Palavra da Semana da semana é, na verdade, um termo: insustentável leveza, que está em evidência pela morte de Milan Kundera, autor do livro A Insustentável Leveza do Ser. Insustentável vem do latim insustentabilis e faz referência a algo que não pode se sustentar, manter, suportar; que não resiste, não tem fundamento, que não pode se defender, injustificável. Enquanto leveza vem também do latim, levis, que significa de pouco peso, leve, qualidade do que é leve, pouco espesso, pouco pesado, pouco maciço, natureza do que é suave, singelo, delicado, fresco.

A morte de Kundera, ocorrida esta semana, destaca seu título A Insustentável Leveza do Ser de 1983 como um livro que “me forjou, que me deu potência na caminhada até chegar a ser docente da USP”, afirma a professora Deise Sabbag neste podcast. A obra é considerada um clássico, segundo a professora, por citar filósofos como Nietzsche, que coloca a condição da vida humana atravessada por acontecimentos; fatos estes capazes de afetarem os indivíduos causando peso ou leveza, coletiva ou individual.

Ao trazer para a contemporaneidade, Deise contextualiza o sentido da vida em sociedade citando a filósofa Viviane Moisé no espetáculo recente Montanha de Raios. Deise argumenta que a negação da vida que observamos hoje talvez seja falta de habilidade, observação e amor à vida, o que nos impede de experienciar o peso e a leveza enquanto “buscamos anestesiados a tal felicidade, como se fosse um estado contínuo para a vida”. Lembra que talvez seja necessário ter em mente que “insuportável mesmo é uma sociedade que vive de muletas ao invés de ser feliz”.

Deise, que contou com sua colega Daniele Achilles, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), para editar esta Palavra da Semana, argumenta que “a vida tem momentos insuportáveis, de muita dor, tristeza e desventura, mas também momentos leves e suaves; o peso e a leveza precisam ser colocados na mesma balança para equilibrarmos nossos sentimentos, nossa saúde mental, para sermos adultos saudáveis”.

Quer saber mais? Ouça o podcast Palavra da Semana na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.