Palavra da Semana #86: IBGE, dados mostram desaceleração do crescimento populacional

Números questionados no Censo 2022 podem indicar necessidades de mudanças em políticas públicas pelo envelhecimento da população

 30/06/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 13/07/2023 as 10:12
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #86: IBGE, dados mostram desaceleração do crescimento populacional
/

Palavra da Semana é IBGE, o termo mais pesquisado e compartilhado na web esta semana. Está em evidência por conta do anúncio dos resultados iniciais do censo 2022. IBGE é a sigla para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; instituição que tem por missão retratar o Brasil com informações que contribuam para o conhecimento da realidade do País e ao exercício da Cidadania, provendo dados e informações dos diversos segmentos da sociedade civil órgãos e das esferas governamentais federal e estadual e municipal.

Esta semana, o IBGE apresentou dados do Censo 2022. O censo é realizado de 10 em 10 anos no Brasil, mas a edição que deveria ter sido feita em  2010 atrasou por conta da covid-19.

Mas que é censo? A palavra vem do latim census que significa estimativa. É um conjunto de dados estatísticos de uma cidade, província, estado, nação. Existem registros históricos que mostram que os censos aconteceram na Idade Antiga e na Idade Média, como exemplo temos a história de José e Maria, pais de Jesus. A Bíblia conta que José e Maria saíram de Nazaré, na Galileia, para Belém, na Judeia, para responder ao censo ordenado por César Augusto, pois as pessoas tinham que ser entrevistadas no local de sua origem.

O Censo brasileiro está na sua décima terceira edição, sendo o primeiro realizado em 1872. E o detalhe que chama a atenção no censo de 2022 é que mostra uma quantidade de habitantes (203 milhões) muito menor que a estimada de 207,7 milhões. Com 4,7 milhões a menos que o previsto, alguns índices ainda estão sendo analisados para melhor compreensão dessa diferença populacional, como migração, fecundidade e mortalidade, impacto da covid-19.

Com este cenário, a professora Deise pede que reflitamos sobre as primeiras impressões do censo 2022. Os dados, adianta, mostram que o Brasil não cresceu o que era esperado e, se considerarmos a teoria da transição demográfica, o Brasil estaria na terceira fase A da desaceleração do crescimento populacional. E isso, argumenta a professora, já faz um bom tempinho! Mas, afirma que é o menor avanço já registrado na série histórica e que os dados deste censo “vão dar uma sacudida em várias áreas e setores”. Assim, alerta, será necessária uma reconfiguração das demandas sociais e políticas públicas em saúde. Se fosse lançar um bordão hoje, destaca Deise, seria: “presta atenção Brasil; olho no ontem e no hoje! Estamos envelhecendo; precisamos de muita atenção!

Quer saber mais? Ouça o podcast Palavra da Semana na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.