Palavra da Semana #83: Café é história de riqueza relacionada à escravidão

A gourmetização do café não pode ser estendida ao racismo, esquecendo a história da produção do ouro verde no País

 26/05/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 13/07/2023 as 10:28
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #83: Café é história de riqueza relacionada à escravidão
/

Palavra da Semana é café, termo mais pesquisado e compartilhado na web esta semana. Está em evidência pela comemoração do Dia Nacional do Café, em 24 de maio. É aceito que a origem do termo café venha do árabe qahwa, o que explica a razão por ser conhecido ainda como o vinho árabe.

Sem um registro oficial de sua origem, existem em torno do café diversas lendas. Mas o que a ciência já sabe é que o café, quando consumido com moderação, tem o poder de prevenir algumas doenças e também que para a economia o café exerce um papel importante. O Brasil, por exemplo, é um grande produtor de café. E a riqueza que o café trouxe ao País se relaciona ainda com diferentes histórias, como a escravidão da primeira fase da expansão da cultura cafeeira no Brasil.

A professora Deise Sabbag, neste podcast, lembra de sua própria história com o café, tendo nascido numa cidade produtora de café no interior paulista. E afirma que não consegue deixar de relacionar a beleza, o sabor e a riqueza do café com o trabalho escravo e o suor dos que colocam o café na mesa farta. Afirma também que ao contrário do que aprecia no café, não aceita a gourmetização do racismo. “Café é história; história que não pode ser esquecida”, arremata.

Quer saber mais sobre a palavra café, ouça o podcast Palavra da Semana na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.