Palavra da Semana #67: OVNI, termo criado em 1953, quando nasce a ufologia

No cenário pós-Segunda Guerra Mundial de reconstrução dos povos e nações e de grande desenvolvimento tecnológico e científico surge o caso célebre do piloto americano que num monte nos Estados Unidos observa nove objetos reluzentes que nomeia como discos

Por
 11/11/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/11/2022 as 6:08
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #67: OVNI, termo criado em 1953, quando nasce a ufologia
/

A Palavra da Semana, um dos termos que são mais pesquisados e compartilhados na web, é OVNI,  em evidência por causa das luzes não identificadas relatadas por pilotos nos céus do Rio Grande do Sul. OVNI significa Objeto Voador Não Identificado. OVNI vem do inglês e foi criada em 1953 pela Força Aérea dos Estados Unidos, quando nasce a ufologia, conjunto de assuntos e atividades associado ao interesse em objetos voadores não identificados.

Segundo a professora Deise Sabbag, para entender um pouco do assunto é importante compreendermos o cenário do pós-Segunda Guerra Mundial, principalmente os esforços para a reconstrução dos povos e nações, de grande desenvolvimento tecnológico e científico dos novos marcos da corrida espacial e padrões de voos, e do surgimento do caso célebre do piloto americano que, sobrevoando um monte nos Estados Unidos, observa nove objetos reluzentes que nomeia como discos.

Quer saber mais sobre os OVNIs, discos voadores também no Brasil, ouça o player acima na íntegra.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.