Palavra da Semana #112: Finais de campeonatos de basquete e a saúde mental dos atletas

Demandas extenuantes para conquistar o topo do pódio trazem recompensas aos atletas, mas também cobram alto da saúde mental

 Publicado: 21/06/2024
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #112: Finais de campeonatos de basquete e a saúde mental dos atletas
/

A palavra desta semana, termo mais pesquisado da web, é basquete; está em evidência pelas finais da temporada 2024 da NBA (National Basketball Association), a principal liga de basquete profissional dos Estados Unidos, e da Liga Nacional de Basquete brasileira.

A palavra basquete é uma variação de basketball, que em inglês significa, literalmente, bola no cesto. O nome descreve o objetivo principal do jogo, fazer a bola passar por dentro de um cesto. Etimologicamente, o basquete deriva do inglês, que significa cesta. O esporte foi inventado em dezembro de 1891 por um professor de educação física canadense chamado James. Ele criou o basquete para manter seus alunos ativos durante o rigoroso inverno canadense.

Além de seu uso comum, basquete pode ter outros significados em contextos variados; na gíria, pode significar trabalho pesado. No Brasil, o basquete chegou no início do século 20, trazido por professores de educação física e missionários americanos. O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a conhecer o esporte.

O roteiro desta edição foi escrito pela aluna da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Gabriele Fioravante Vieira, bolsista Pub, e revisado pela professora Deise Sabbag.

Quer saber mais sobre o termo basquete, ouça o podcast na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.