Olhar Brasileiro #13: Trio Amaranto começou como “brincadeira” e atingiu “suprema beleza”

Formado por três irmãs, grupo mineiro “elabora sofisticadas harmonias e atinge perfeito equilíbrio vocal”

 19/08/2021 - Publicado há 3 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #13: Trio Amaranto começou como “brincadeira” e atingiu “suprema beleza”
/

“O Trio Amaranto, que no início não passava de uma espécie de brincadeira entre irmãs, acabou alcançando um êxito singular, já que se esmera no repertório, elabora sofisticadas harmonias na interpretação das canções e atinge um perfeito equilíbrio vocal.”

O comentário foi feito pelo pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 15 de agosto de 2021, que apresentou músicas interpretadas pelo Trio Amaranto, grupo mineiro formado pelas irmãs Flávia, Lúcia e Marina, de Belo Horizonte.

O trio gravou seu primeiro álbum, Retrato da Vida, em 1999. As doze faixas do disco eram todas composições de Djavan. Dado o sucesso das três irmãs, no ano seguinte elas já lançaram seu segundo trabalho, Aos Olhos de Guignard, interpretando músicas do compositor Flávio Henrique.

No programa, Jubran citou as palavras do crítico musical José Domingos Raffaelli sobre o grupo: “Quem gosta de boa música, música de verdade, feita com amor, suprema beleza, alegria, dignidade, dedicação e orgulho de transmitir sua verdade musical com tanta paixão, encontra no Trio Amaranto a imediata resposta para o que deseja ouvir”.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.