Olhar Brasileiro #110: Viagem de Trem na Música Popular Brasileira 

O trem é visto como inspiração de muitas composições brasileiras, criadas por nomes como Milton Nascimento e Fernando Brant

 27/07/2023 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #110: Viagem de Trem na Música Popular Brasileira 
/

“Viajando de trem através de canções brasileiras” é o tema do podcast Olhar Brasileiro. “Essa viagem ferroviária tem início, quando nosso olhar se volta para aquele velho trem que, enquanto atravessa o pantanal, faz o coração do viajante bater desigual, para depois lamentar o caminho de ferro que ligava a Bahia à Minas e que mandaram arrancar. E, em seguida, a bem-humorada urgência de se estar na estação gaúcha de Pedro Osório, a tempo de não perder seu casamento”, diz o pesquisador Omar Jubran apresentando as canções que abrem o programa: Trem do Pantanal, de Paulo Simões e Geraldo Rocha, na voz de Almir Sater; Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant, em registro de 1975 na voz de Nana Caymmi; e Maria Fumaça, gravação de 1980, com autoria e interpretação de Kleiton e Kledir.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 23 de julho de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.