O Sul em Cima: Profissionais do setor musical do Rio Grande do Sul lançam o coletivo RS Música Urgente

Grupo lança estratégias para socorrer profissionais atingidos pelas enchentes 

 Publicado: 17/06/2024
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: Profissionais do setor musical do Rio Grande do Sul lançam o coletivo RS Música Urgente
/

 

O Estado do Rio Grande do Sul foi severamente afetado por uma catástrofe climática ocorrida entre abril e maio de 2024. Diante da situação de calamidade pública em que 93% do Estado se encontra, são imensos os problemas enfrentados pela população e pelas autoridades. A atividade da música possui o maior número de CNPJs da Indústria Cultural no RS. Muitos perderam também seus instrumentos, equipamentos, estúdios, escolas de música, locais de shows, veículos e moradias. Em decorrência desses fatos, a maior parte do setor perdeu oportunidades de trabalho e receitas devido ao cancelamento de inúmeros eventos culturais, shows e demais trabalhos.

Diante desse quadro, surgiu a iniciativa de um amplo grupo de trabalhadores do setor da música do Rio Grande do Sul, de criar um coletivo de enfrentamento de crise em âmbito estadual, nacional e internacional, denominado ‘RS Música Urgente’. Assim, o coletivo está empenhado em diagnosticar, planejar e elaborar propostas e estratégias de ações, em constante diálogo com o poder público nas instâncias municipais, estaduais e federal, com a sociedade civil, bem como agentes internacionais, embaixadas e consulados com representação no Brasil.

Diante da devastação ambiental, o grupo agradece ao povo brasileiro e às mobilizações internacionais e quer que partidos, políticos eleitos e gestores públicos em todas as esferas reconheçam a cultura como vital à sociedade e à economia, comprometendo-se com o meio ambiente para evitar futuras tragédias. 

O Sul em Cima Especial ‘RS Música Urgente’ fala sobre o Coletivo, estratégias de ação, colaboração e apresenta uma seleção de músicas de alguns dos artistas envolvidos nesse importante projeto. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.