O Sul em Cima: Paola Kirst & Kiai Grupo e Trio Fluctua são os destaques do programa

Redoma e Aramado são os novos álbuns dos artistas, que buscam a inovação e criatividade

 Publicado: 23/09/2024 às 8:00
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: Paola Kirst & Kiai Grupo e Trio Fluctua são os destaques do programa
/

É possível encontrar lugares seguros na música e na coletividade como forma de estar no mundo? Buscando refletir sobre as multiplicidades de uma redoma, a cantora, compositora e performer Paola Kirst retoma a parceria com os companheiros da KIAI Grupo, grupo formado por Lucas Fê, Dionisio Souza e Marcelo Vaz. “Redoma”, seu segundo álbum de estúdio em parceria com a banda instrumental, nasce do reencontro criativo entre os quatro musicistas.

Durante o processo criativo de “Redoma”, o quarteto se voltou para os sentimentos de enclausuramento e impotência, que retratam uma sociedade adoecida. Como contraponto, os musicistas também buscaram respiro no sentido de “proteção” da palavra, em que a potência do encontro com o outro é uma forma de acolhimento.

“FLUCTUS”. Termo em latim que significa “onda”, “fluxo”. Em um sentido mais poético, “agitação”, “turbilhão”, que também pode ser aplicado  a conceitos físicos relativos à propagação do som. É exatamente  essa idéia  que interessa ao trio Fluctua, que lançou em junho, o álbum Aramado.   O Fluctua é formado  por Edu Waghabi, João Faria e Moreno Leon. O grupo combina elementos afro, latinos e nordestinos. O resultado é um som fresco e autoral, obtido principalmente a partir das harmonias vocais que se impõem como assinatura  e diferencial da banda.

O programa vai mostrar a trajetória e músicas de Redoma e Aramado, novos trabalhos de Paola Kirst com Kiai Grupo e Fluctua!


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.