O Sul Em Cima: O grupo Almôndegas se reencontra em shows inéditos

Com sua formação original o grupo Almôndegas, grupo surgido nos anos 70, mesclava regionalismo com música pop

 20/03/2023 - Publicado há 1 ano
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul Em Cima: O grupo Almôndegas se reencontra em shows inéditos
/

O Almôndegas foi uma das bandas pioneiras em criar uma linguagem particular para a música pop gaúcha. Formado em Porto Alegre, o grupo misturava velhas canções do folclore gaúcho, MPB e rock. O trabalho do Almôndegas virou referência para artistas posteriores do pop rock gaúcho.

O grupo Almôndegas surgiu oficialmente com a gravação do primeiro LP, em 1975 com Kleiton, Kledir, Gilnei Silveira, Pery Souza e Quico Castro Neves. Eles gravaram o primeiro LP (“Almôndegas”), em 1975 (mesmo ano de “Aqui”, trabalho que colocou a faixa “Canção da Meia-noite” na novela Saramandaia). Em 1977, a banda partiu para o Rio de Janeiro. Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio. Neste ano, lançaram “Alhos com Bugalhos”. Os registros da carreira do Almôndegas culminaram com “Circo de Marionetes”, de 1978. No ano seguinte – 1979 – o grupo se desfez.  Mesmo iniciando sua carreira no circuito universitário e sendo lançados junto com as sementes do que seria o Rock do Sul, o grupo nunca negou as raízes Rio-grandenses.

Nesse mês de março de 2023, o aguardado reencontro da banda Almôndegas, acontece em dois shows. Dia 24 no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre e dia 25 no Theatro Guarany em Pelotas. O programa relembra vários sucessos da banda.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.