O Sul em Cima: Nessa edição, a música e a arte das talentosas Badi Assad e Luiza Brina

Badi Assad e Orquestra Mundana Refugi lançam ‘Olho de Peixe’ e Luiza Brina lança ‘Prece’ com Orquestra composta por 19 mulheres

 Publicado: 29/07/2024     Atualizado: 30/07/2024 as 8:44
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: Nessa edição, a música e a arte das talentosas Badi Assad e Luiza Brina
/

A virtuosa cantora, violonista e compositora Badi Assad emergiu como uma das artistas mais versáteis de sua geração.Transcendendo suas raízes brasileiras, Badi faz uma mistura que vai desde a MPB, pop e world music, até o jazz e sons étnicos de todo o mundo.

Olho de Peixe (1993) é um disco influente que ainda ecoa no universo pop brasileiro e  que projetou Lenine como cantor e compositor há 31 anos, tendo sido gravado e assinado pelo artista com o percussionista Marcos Suzano. Tanto que Badi Assad lançou em maio/24, um álbum também intitulado Olho de peixe. Para gravar o seu álbum, Badi se juntou à Orquestra Mundana Refugi, criada em 2017 por Carlinhos Antunes e que reúne músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo, como Palestina, Cuba, Turquia, Irã, Guiné e Congo. Sua formação inclui desde instrumentos tradicionais, como piano, saxofone, flauta e bateria, até outros incomuns na música brasileira, como bouzouki, kanun árabe, alaúde e rebab. A intenção é reapresentar no álbum, sob outra visão, o repertório do disco de 1993.

Novo álbum de Luiza Brina, “Prece” é um trabalho ambicioso, que representa a concretização de um sonho da artista. “Prece” reúne as “orações” compostas pela artista ao longo de mais de 10 anos.

Luiza assina todos os arranjos, tanto das percussões do músico chileno José Izquierdo quanto dos 22 instrumentos de uma orquestra composta de 19 mulheres, integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra Ouro Preto. Luiza Brina destaca que o que une as “orações” e as distingue em seu repertório são a intenção e a estética. “Tem a ver mesmo com esse lugar do sagrado, de um encontro com a calma”.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.