O Sul em Cima: “herança de um futuro presente” é como Carol Andrade define novo trabalho

A dignidade da vida humana e o respeito à diversidade dão o tom ao episódio da semana

 03/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 05/04/2023 as 13:20
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: "herança de um futuro presente" é como Carol Andrade define novo trabalho
/

A cantora e compositora paulistana Carol Andrade lança O FIO DA VIDA. A triste experiência do distanciamento social e o cenário de luto e luta pela vida, que todos vivenciamos, provocou uma torrente de reflexões que culminou na produção desse novo trabalho – quinto disco da sua carreira – definido pela autora como “herança de um futuro presente”. Mas que futuro é esse? Para a artista o que vem pela frente é um tempo de reconstrução de uma sociedade que tenha como valores supremos a dignidade da vida humana, a preservação do meio-ambiente e o respeito à diversidade, em todos os sentidos. “O mundo anda pra frente, não tem como segurar”. O que trago é um álbum de retratos sonoros dessa viagem humanista, um diálogo profundo de alma pra alma, de gente pra gente, herança de um futuro presente conduzido por um único fio: O FIO DA VIDA! diz Carol.

A voz suprema do samba é a liberdade” é um projeto de álbum de música autoral, interpretado por artistas negras e LGBTQIAP+, que também são protagonistas no enfrentamento à intolerância racial, de gênero e outras violências correlatas. Nesse propósito, o samba – para além de sua notória importância cultural e musical – foi escolhido como referencial sonoro e rítmico desse trabalho, já que também foi forjado na resistência contra a intolerância racial e cultural. E por ter nascido, também, na diversidade, o samba, aqui, dialoga com outras sonoridades, outros ritmos contemporâneos e/ou atemporais, tematizando a multiplicidade cultural e as mazelas sofridas pelas minorias sociais. Vamos ouvir as interpretações de Glau Barros, Negra Jaque, 50 Tons de Pretas, Valéria Barcellos, Cristal e Raquel Leão para composições de Edison Guerreiro. Também vamos conhecer músicas do novo álbum de Carol Andrade.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.