O Sul em Cima: A banda O Terço e o Duo Rafael Beck e Felipe Montanaro são os destaques do programa

‘O Terço’ com mais de 50 anos de atividade e os novos artistas do Duo são as atrações dessa edição especial

 Publicado: 22/07/2024
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: A banda O Terço e o Duo Rafael Beck e Felipe Montanaro são os destaques do programa
/

O Terço é uma banda formada em 1968. Inicialmente era um trio: Jorge Amiden, Sérgio Hinds e Vinícius Cantuária. Em linhas gerais, o Terço originou-se de dois grupos anteriores, denominados Joint  Stock Co. e Hot Dogs. A banda começou tocando rock clássico, mas logo tendeu ao rock progressivo e ao rock rural e pop caracterizando o som e a diversidade musical da banda.

A fase áurea e a formação clássica se consolidaram em 1975, com Hinds, Sérgio Magrão, Luiz Moreno e Flávio Venturini. Juntos, gravaram o terceiro disco, Criaturas da Noite. Já em 1976, os músicos conceberam um novo álbum, intitulado Casa Encantada que foi mais um gol d’O Terço, que se consolidou em definitivo como uma banda diferenciada dentro do rock e da música brasileira. A formação atual d’O Terço é Sérgio Hinds (guitarra) , Flávio Venturini (teclado), Sérgio Magrão (baixo) e Fred Barley (bateria).

O flautista Rafael Beck e o pianista Felipe Montanaro apresentam seu primeiro álbum “Fantasia Brasil”, que foi lançado pela Gravadora Biscoito Fino. O repertório é formado por canções e temas instrumentais da música brasileira, com composições de Djavan, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, além de um tema autoral do duo. Os músicos se conheceram em janeiro de 2023 e encontraram em comum a paixão pela música instrumental e referências de artistas como Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Egberto Gismonti, entre outros. Nesse programa, escutaremos alguns dos grandes sucessos da cultuada banda O Terço e músicas do Fantasia Brasil, trabalho de Rafael Beck e Felipe Montanaro, grandes artistas da nova geração da música brasileira.


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.