No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o pedagogo, biólogo e doutorando da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Josias Sateré, que é membro do clã lagarta (sateré–ut), do povo indígena Sateré-Mawe, e Renan Albuquerque, professor da Ufam e pós-doutorando do Programa de Pós-graduação Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da USP.
Josias Sateré e Renan Albuquerque publicaram o livro Kapi: uma liderança clânica e afim, lançado pelas Editoras Alexa Cultural e Edua.
Durante a entrevista, eles falam sobre o movimento Kapi e o enfrentamento das lideranças indígenas à ditadura militar no Brasil. “Diferente daquilo que a historiografia oficial relata, quando coloca os indígenas como seres passivos, nós, ao contrário, sempre lutamos contra as opressões sofridas e kapi, que significa liderança, sempre esteve dentro de contexto de organização sociopolítica”, explica Josias Sateré.
Diversidade em Ciência
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.