Mosaicos Culturais #84: Velha infância não tão velha assim

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a canção icônica que marcou a infância de tantos jovens, como Giovana Tomaz, estudante de Letras na USP

 Publicado: 23/08/2024
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #84: Velha infância não tão velha assim
/

Os Tribalistas, trio formado por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, marcaram a música brasileira com seu álbum de estreia em 2002. Em apenas treze dias, eles produziram treze canções e venderam mais de 3,5 milhões de cópias, conquistando o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro em 2003 (com informações da Wikipédia).

Marisa de Azevedo Monte é cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical. Atuando nos gêneros do samba e pop, Marisa Monte é considerada a décima primeira maior figura da MPB, de acordo com a revista Rolling Stone. A artista toca violão, guitarra, piano, ukulele e bateria.

Desde então, com dezesseis álbuns em sua discografia, Marisa Monte acumula inúmeros prêmios, incluindo cinco Grammy Latino, sete Vídeo Music Brasil, nove Prêmios Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmios TIM de Música. Em 2024, a Universidade de São Paulo lhe concedeu o título de Doutora Honoris Causa, em reconhecimento à sua contribuição às artes, à democracia e à educação (com informações da Wikipédia). Ouça e leia mais sobre os Mosaicos Culturais de Marisa Monte aqui.

Antônio Carlos Santos de Freitas, mais conhecido como Carlinhos Brown, é cantor, compositor, produtor musical, arranjador, percussionista, multi-instrumentista e artista visual. Ele é o primeiro brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia. Carlinhos Brown não se limitou apenas à carreira musical, participando também do The Voice Brasil e da trilha sonora dos filmes Rio e Capitães da Areia (com informações da Wikipédia).

Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, ou simplesmente Arnaldo Antunes, é músico, poeta, compositor e artista visual. Em 1978, ingressou no curso de Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP, mas não deu continuidade, devido à popularidade dos Titãs, banda de rock formada em 1982. Arnaldo Antunes saiu da banda em 1992 para seguir carreira solo com o álbum Nome (1993). Ele produziu diversas canções que já foram interpretadas por Nando Reis, Cássia Eller, Frejat e Marisa Monte (com informações da Wikipédia).

Capa do álbum Tribalistas, do Tribalistas, 2002. Foto: Reprodução

Uma das canções mais populares do trio é Velha Infância. Composição de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Davi Moraes, Marisa Monte e Pedro Baby, a letra refere-se ao sentimento de um amor correspondido que remete à inocência da infância. Apesar da nostalgia, a juventude da alma é ressaltada como imprescindível para a saúde de um relacionamento amoroso.

Ao som de Velha Infância, Giovana Tomaz, estudante de Letras com habilitação de Português na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Giovana confessa que a música faz parte de sua própria história e a emociona profundamente.

“E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância”

Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 21 e 22 de agosto de 2024.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.