Mosaicos Culturais #71: “Ela partiu e nunca mais voltou” aos streamings

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a clássica canção de Tim Maia, que ecoava nos fones de ouvido de Murilo Augusto, estudante de Farmácia na USP

 Publicado: 30/07/2024
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #71: “Ela partiu e nunca mais voltou” aos streamings
/

Sebastião Rodrigues Maia, conhecido como Tim Maia (1942 – 1998), foi cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário. Reconhecido como um dos maiores ícones da música nacional, ele introduziu os gêneros soul e funk na MPB. A revista Rolling Stone Brasil o nomeou como o maior cantor brasileiro de todos os tempos (com informações da Wikipédia). Leia e ouça mais Mosaicos Culturais sobre Tim Maia aqui.
 

Capa de The Existential Soul of Tim Maia, de Tim Maia, 1976. Foto: Reprodução

Ela Partiu é uma das memoráveis interpretações de Tim Maia, composta em parceria com Beto Cajueiro. A canção foi lançada inicialmente em 1976, no álbum The Existential Soul of Tim Maia e relançada no disco Tim Maia e Convidados, de 1977, que também incluiu as faixas Meus inimigos e Na hora do almoço, de Belchior.

No entanto, atualmente, a canção está indisponível nas duas maiores plataformas de streaming, Spotify e Apple Music. De acordo com o que diz um texto no site da Nova Brasil FM, a ausência se deve a um problema de cadastramento por parte da gravadora. Parece que a canção “sumiu e nunca mais voltou”, embora ainda viva no imaginário popular.

O texto traz ainda a dedução de que a melodia diz respeito à Maria de Jesus Gomes da Silva, conhecida como Geisa, mãe dos filhos de Tim Maia, Léo Maia e Carmelo Gomes Maia (com informações da Nova Brasil FM). A letra carrega um profundo saudosismo e a dor do abandono, destacada pela potente voz de Tim Maia.

Ao som de Ela Partiu, Murilo Augusto, estudante de Farmácia e pesquisador de Iniciação Científica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Ele descreve a letra como impactante e o ritmo, contagiante.

 
Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 26 e 29 de julho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.