Mosaicos Culturais #44: Em Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos, a orquestra imita o som de uma locomotiva a vapor em movimento

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir uma das peças das Bachianas Brasileiras, com interpretação magistral da Orquestra Sinfônica Brasileira, lembrada por Jéssica, estudante de Música da USP

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 Publicado: 14/06/2024
Mosaicos Culturais - USP
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Mosaicos Culturais #44: Em Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos, a orquestra imita o som de uma locomotiva a vapor em movimento
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As Bachianas Brasileiras, compostas por Heitor Villa-Lobos entre 1930 e 1945, são uma série de nove peças que celebram a fusão do folclore brasileiro, especialmente a música caipira, com as formas pré-clássicas de Bach. Essa influência se manifesta inclusive no título da série – o sufixo “-ana” é frequentemente usado nos títulos de obras musicais como uma forma de prestar homenagem a um compositor anterior. Cada movimento recebe dois títulos: um inspirado na tradição barroca e outro tipicamente brasileiro.

Villa-Lobos tece nas Bachianas a complexa harmonia e o contraponto característicos da obra de Bach, entrelaçando-os com a lírica do canto operático e da canção brasileira. Em uma sinfonia de sons, ele captura o encanto da paisagem brasileira, a vibrante energia da dança nacional e a expressão do modernismo brasileiro do início do século 20.


Roberto Minczuk, Maestro . Orquestra Sinfônica Brasileira

Destacam-se trechos como a Ária (Cantilena), que abre a de nº 5; o Prelúdio (Introdução), o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho), todos na nº 4; e a Tocata (O Trenzinho do Caipira), quarto movimento da nº 2, selecionada para o programa Mosaicos Culturais. A interpretação da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, ilustrou o depoimento da estudante de Música, com habilitação em Composição, Jéssica da Paixão, na Escola de Comunicações e Artes da USP, que aprecia a obra de Villa-Lobos.

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista. Reconhecido como a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira, tornou-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. Compositor prolífico, escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2 mil obras (com informações da Wikipédia).

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 13 e 14 de junho de 2024.


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

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