Mosaicos Culturais #105: “Você não vem mais no campus da USP” diz o verso de um emo caipira

Ouvintes da Rádio USP podem agora ouvir reflexões sobre sentimentos de dor e melancolia em Caminhão de Mudança, do Chococorn and the Sugarcanes, que ecoava nos fones de ouvido de Patrick Sugahara, estudante de Têxtil e Moda na USP Leste

Publicado: 23/09/2024 às 12:54     Atualizado: 25/09/2024 às 15:30
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #105: "Você não vem mais no campus da USP" diz o verso de um emo caipira
/

Chococorn and the Sugarcanes é uma banda formada em 2021 por Alexandre Luz, Filipe Bacchin, Pedro Guerreiro e Pietro Sartori. Eles autodenominam seu estilo como “emo caipira”. Os quatro integrantes, amigos de infância, se reuniram para tocar em uma festa, e desde então, deram continuidade em sons autorais (com informações da Rádio Rock e Correio Popular).

Capa do álbum Siamês, de Chococorn and the sugarcanes, 2024. Foto: Reprodução

Seu único álbum, Siamês (2024), explora temas de amadurecimento, melancolia e relacionamentos. Caminhão de mudança é a quarta composição do álbum, de autoria dos quatro integrantes.

A canção faz referência à despedida entre duas pessoas. A perda de um amor se concretiza com a passagem do tempo e o crescimento pessoal. Os versos mencionam a vida universitária e reflexões sobre a dor.

Ao som de Caminhão de mudança, Patrick Sugahara, estudante de Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Patrick compartilha suas impressões contando que o nicho do gênero emo caipira é uma mistura do midwest emo com elementos da música brasileira.  Para Patrick, uma boa letra renova estilos e apresenta uma construção evolutiva, sem repetições.

A natureza do espaçoQue manda em nós doisE nos tortos traços que você deixouEu não vejo mais viver sem vocêVocê não vem mais no campus da USP

Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 19 e 20 de setembro de 2024.

Muitos rostos de diferentes pessoas.
Arte: Regina Lemmi

Cada música é um universo particular. Nos mais recentes 100 episódios do Mosaicos Culturais, a equipe do programa mergulhou nas playlists de estudantes da USP e descobriu histórias de vida, paixões e sonhos. Através das canções escolhidas, a comunidade universitária compartilhou experiências, memórias e visões de mundo. Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre a comemoração dos 100 episódios dos Mosaicos Culturais.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres