Mosaicos Culturais #08: A música de Frédéric Chopin evoca uma doce tristeza

Ouvintes da Rádio USP podem sentir a melancolia de uma composição de Chopin que ressoava nos fones de ouvido de Jonathan, estudante de Contabilidade na USP

25/04/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 29/04/2024 as 14:30
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #08: A música de Frédéric Chopin evoca uma doce tristeza
/

Frédéric François Chopin (1810-1849) nasceu na aldeia de Żelazowa Wola, no Ducado de Varsóvia, e posteriormente estabeleceu-se na França, onde alcançou reconhecimento mundial como um dos maiores compositores para piano, um dos principais expoentes da era romântica e um dos pianistas mais importantes e influentes da história.

A criança prodígio fez sua primeira aparição pública como pianista aos oito anos de idade. Aos vinte anos, Chopin deixou a Polônia em direção a Paris.

A única fotografia conhecida de Chopin, provavelmente feita por Louis-Auguste Bisson em 1849. Foto: Reprodução

O “príncipe dos românticos” construiu uma carreira como intérprete, professor e compositor, introduzindo um novo estilo de interpretação da música erudita do século XIX, mais intimista.

Enquanto ouvia a interpretação da Nº19 de Chopin pelo pianista russo Pavel Kolesnikov, Jonathan, estudante da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Jonathan relata que, para manter o foco, costuma ouvir música clássica enquanto lê ou estuda. Embora aprecie diversos gêneros musicais, tem se dedicado ultimamente ao pagode e ao forró.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 24 e 25 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.