Momento Odontologia #98: Reabilitação protética traz qualidade de vida aos pacientes que retiraram partes da face 

Especialista explica as principais cirurgias feitas na face e como é a reabilitação do paciente

 31/05/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #98: Reabilitação protética traz qualidade de vida aos pacientes que retiraram partes da face 
/

O programa Momento Odontologia desta semana recebeu a professora Neide Pena Coto, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, para falar sobre reabilitação protética em algumas das principais cirurgias feitas na face, como maxilectomia, mandibulectomia e glossectomia.

Apesar dos nomes complicados, os procedimentos são bem comuns na odontologia. A maxilectomia é a retirada de parte ou de toda maxila “por um tipo de câncer ou lesão causada, por exemplo, por tiro ou arma branca”, enquanto a mandibulectomia corresponde à cirurgia de retirada total ou parcial da mandíbula e a glossectomia é a remoção parcial ou total da língua.

Os procedimentos podem trazer alguns prejuízos para os pacientes, mas, apesar disso, Neide garante que é possível a reabilitação do paciente em todos esses casos, com a implantação de próteses, que “vão melhorar a sua qualidade de vida”. Além disso, a participação de fonoaudiólogos e psicólogos é essencial durante o processo.

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.