Os sintomas que ocorrem durante o nascimento dos dentes é tema do programa Dente de Leite desta semana. Embora algumas vezes os dentes de leite possam aparecer na boca sem causar nenhum sintoma, na maioria dos casos há manifestações que podem incomodar tanto a criança como os pais.
O nascimento dos dentes pode ser acompanhado de aumento na salivação, quando a criança fica babando, e coceira na gengiva, que faz com que coloque objetos na boca com maior frequência, seja brinquedos, o dedo, a mão ou a chupeta. A criança pode ainda ficar manhosa, irritada, perder o apetite e ter o sono agitado. Nessa fase a gengiva pode ficar mais avermelhada, arroxeada e inchada que o normal, podendo ocorrer febre baixa e fezes amolecidas. É importante saber que esses sintomas são passageiros e podem variar de criança para criança e de dente para dente. Mas, caso os sintomas se tornem muito intensos e persistirem por muito tempo, é importante consultar um profissional de saúde.
Embora o nascimento dos dentes de leite possa trazer bastante incômodo e preocupar algumas mães, essa é uma fase bastante importante para a criança, pois a partir dela poderá receber alimentação mais sólida, morder e até mastigar os alimentos. Uma mastigação eficiente é muito importante para a sua saúde geral e para o desenvolvimento correto de suas estruturas bucais e faciais. O nascimento dos dentes pode causar coceira, irritação e até febres baixas.
Ficha Técnica
Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Vinheta: Paola Mira e Lais Lima Pelozo
Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).
.