Momento Odontologia #101: Uso de chupeta pode trazer prejuízos para a saúde bucal das crianças

Ana Lídia Ciamponi conta que o uso de chupetas “está associado a uma série de problemas para o desenvolvimento da criança”, como má-oclusão, crescimento ósseo inadequado e funções orais comprometidas

 21/06/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #101: Uso de chupeta pode trazer prejuízos para a saúde bucal das crianças
/

O uso da chupeta é bem comum entre as crianças e é visto pela família como uma das formas mais efetivas de acalmar os bebês. Mas a chupeta pode colaborar no desenvolvimento de alguns problemas para a saúde bucal, e não é recomendada por nenhum profissional, principalmente após os dois anos idade. Os possíveis prejuízos desse hábito e as melhores formas de retirá-lo das crianças é tema do Momento Odontologia desta semana.

Professora da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, Ana Lídia Ciamponi conta que o uso de chupetas “está associado a uma série de problemas para o desenvolvimento da criança”, como má-oclusão, crescimento ósseo inadequado e funções orais comprometidas.

“Sempre é possível retirar a chupeta, já que quem oferece é a mãe”, ressalta Ana Lídia. É possível, também, amenizar os prejuízos provocados na saúde bucal da criança. Para isso, é recomendado o uso moderado da chupeta, que deve ser utilizada quando a criança for dormir ou quando estiver estressada ou agitada.  

A professora diz que, para retirar o hábito, a família deve observar pontos importantes e, principalmente, não utilizar métodos punitivos, como colocar substâncias amargas na chupeta ou retirá-la sem a aprovação da criança. “É preciso que os pais trabalhem com um reforço positivo e com muita conversa, para que elas entendam a importância de deixar a chupeta”, finaliza.

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.