Momento Cidade #72: Quem foram as mulheres por trás da imprensa negra de São Paulo no começo do século 20?

Nesta edição, a entrevistada é Bianca Amorim, historiadora e autora da dissertação de mestrado “As presenças de mulheres negras na Imprensa Negra Paulistana (1907-1929)” defendida na Faculdade de Educação da USP

Por
 16/09/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #72: Quem foram as mulheres por trás da imprensa negra de São Paulo no começo do século 20?
/

No século 20, o processo educacional em São Paulo foi marcado pela atuação da imprensa negra, composta de jornais produzidos por negros e para negros. Para compreender melhor como esses jornais retratavam e refletiam a população negra em São Paulo, o Momento Cidade desta semana entrevista a historiadora e pesquisadora Bianca Amorim, autora da dissertação de mestrado As presenças de mulheres negras na Imprensa Negra Paulistana (1907-1929), orientada pelo professora Ana Luiza Jesus da Costa e defendida na Faculdade de Educação da USP. 

No trabalho, Bianca buscou analisar formas educativas e experiências autoeducativas no período entre 1907 e 1929, mostrando o protagonismo dos indivíduos e identificando de que forma a imprensa negra também atuou na construção dos papéis de gênero na capital.

A dissertação de mestrado completa pode ser acessada neste link.

Quer ler mais sobre o assunto? Acesse a matéria Olhar masculino pautou a imprensa negra do início do século 20 defendendo mulher dedicada ao lar, produzida pelo Jornal da USP em agosto.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto, Lívia Pegoraro e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.