Muito se fala sobre o aumento de casos de transtornos mentais entre crianças e adolescentes nos últimos anos, o que tem levado pesquisadores da área de saúde mental a procurar maneiras de prevenir esses problemas e detectar seus sinais o quanto antes. Por isso, esse é o tema do podcast Minuto Saúde Mental desta semana, com o professor João Paulo Machado de Sousa. Segundo o professor, neste contexto de aumento dos casos, é natural que a escola apareça como um lugar central de atenção, já que é lá que a parte mais jovem da população passa boa parte de seu tempo.
Em países como a Austrália e o Canadá, que são lugares onde a pesquisa sobre a saúde mental dos mais jovens já se desenvolveu bastante, várias estratégias estão sendo testadas para promover a saúde mental nas escolas e diagnosticar e tratar com agilidade os casos que aparecem. Um fruto desses estudos, que deve chegar mais cedo ou mais tarde por aqui, é a inclusão de temas sobre saúde mental no currículo regular do ensino médio, como já é o caso de doenças infecciosas ou parasitárias como a Aids, a dengue e a esquistossomose, por exemplo.
Uma outra pergunta que os pesquisadores estão tentando responder, diz o professor, é saber qual o melhor jeito de envolver a comunidade de profissionais da escola na detecção de problemas de saúde mental. “Aqui, é importante lembrar que o profissional da educação é diferente do profissional da saúde, e que cada área tem suas possibilidades e seus limites. A família e a escola também devem trabalhar em conjunto para lidar com problemas de saúde mental de crianças e adolescentes e os papéis de cada grupo devem estar claros para que as expectativas de ambos os lados sejam realistas.”
Para encerrar, é crucial não esquecermos que, antes de qualquer diagnóstico ou tratamento, existe uma pessoa com suas necessidades específicas. “Neste caso, como sempre, a informação aprofundada e de boa qualidade é o melhor remédio.”
Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp
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