Nascido numa família luterana mais de 150 anos depois do início da Reforma Religiosa do século 16, Johann Sebastian Bach foi profundamente influenciado por Martim Lutero – o monge agostiniano alemão que deflagrou aquele movimento no dia 31 de outubro de 1517, há exatos 504 anos. Essa influência se deu tanto no que se refere à música como no que diz respeito ao pensamento teológico do compositor.
A presença de Lutero na música de Bach se dá de forma mais evidente nas cantatas do compositor alemão. Em várias delas, ele utiliza trechos de hinos compostos pelo reformador. Duas dessas cantatas foram compostas especialmente para comemorar a Reforma Religiosa do século 16. Elas são intituladas Gott der Herr ist Sonn und Schild, “Deus, o Senhor, é sol e escudo” (BWV 79), e Ein feste Burg ist unser Gott, “Um castelo forte é nosso Deus” (BWV 80).
As duas obras foram apresentadas no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 30 e 31 de outubro de 2021.
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.
As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.