Manhã com Bach #203: Sexta parte do “Oratório de Natal” conclui a obra com coro “exuberante”

Composição criada em 1734 se tornou o modelo máximo de músicas que celebram o nascimento de Jesus Cristo

Por
 01/01/2024 - Publicado há 11 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #203: Sexta parte do “Oratório de Natal” conclui a obra com coro “exuberante”
/

O coro final da sexta parte do Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach, que encerra essa composição monumental, com mais de duas horas e meia de duração no total, “sobrepuja em exuberância e em extensão todos os movimentos corais da obra”, como afirma o musicólogo alemão Alfred Dürr em seu clássico livro As Cantatas de J. S. Bach. Em tom festivo para expressar a vitória dos cristãos contra o mal – personificado na figura do rei Herodes -, esse coro final canta uma estrofe de um hino do compositor alemão George Werner, do século 17, que afirma:

Cristo quebrou o que era contra nós

Morte, demônio, pecado e inferno

Foram totalmente enfraquecidos

Com a apresentação da sexta e última parte do Oratório de Natal, o podcast Manhã com Bach conclui a audição da íntegra dessa obra, feita ao longo de seis programas. Esta edição exibe ainda o Concerto de Brandenburgo Número 5 em Ré Maior (BWV 1050).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 30 e 31 de dezembro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.