Fake News Não Pod #83: Adição de limão ou laranja no refrigerante não produz substância cancerígena

Segundo o Conselho Federal de Química a reação natural gerada é a formação de ácido benzóico, absorvido pelo organismo e de fácil eliminação

 22/11/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 27/02/2024 as 15:27
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #83: Adição de limão ou laranja no refrigerante não produz substância cancerígena
/

No podcast Fake News Não Pod desta semana, a acadêmica Laura Colete Cunha fala sobre informação que circula na Internet sobre a adição de limão ou laranja em refrigerantes produzir uma substância cancerígena. Na informação também relatam que o benzoato de cálcio, presente, por exemplo, na Coca-Cola reagiria com a vitamina C do limão produzindo uma substância cancerígena chamada benzeno.

Segundo o Conselho Federal de Química (CFQ), essa informação é falsa. De acordo com a instituição é improvável que ocorra essa reação, pois para que ocorra a reação de formação de benzeno, a partir de bezoatos presentes no refrigerante e na vitamina C, seriam necessários condições muito específicas, como a presença de metais, além de temperatura elevada, incidência de raios UVA e tempo de contato prolongado. O órgão ainda afirma que a reação natural gerada é a formação de ácido benzóico, absorvido pelo organismo e de fácil eliminação. “Portanto está tudo bem beber sua Coca-Cola com uma rodela de limão.”

Busque por informações em fontes confiáveis e desconfie das notícias alarmantes e sensacionalistas.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.