Fake News Não Pod #82: Ainda faltam evidências científicas para afirmar que o açúcar vicia

Segundo a acadêmica Laura Colete Cunha o termo correto é adicção e não vício e estudos sobre essa condição em humanos é escassa, o que tem são estudos em roedores

08/11/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 27/02/2024 as 14:56
Fake News não Pod - USP

Você já deve ter ouvido falar que o açúcar pode ser tão viciante quanto as drogas, mas essa afirmação tem fundamento? Esse é o tema do Fake News Não Pod desta semana e a acadêmica Laura Colete Cunha informa que o correto é usar o termo adicção e não vício.

Segundo Laura, o estudo da adicção por açúcar em humanos é escasso e o que tem na literatura científica são evidências de comportamento tipo adicção em roedores, mas os estudos em roedores possuem vários problemas metodológicos e em muitos desses estudos os pesquisadores pré-selecionam animais para o estudo que já apresentam uma forte resposta ao açúcar. Esses experimentos, diz Laura, acontecem em condições específicas, como a privação de alimentos e o oferecimento exclusivo daqueles com açúcar, o  que não acontece na realidade humana, onde se pode optar pelo tipo de comida que será consumida.

Laura também fala sobre as regiões do cérebro que são ativadas quando se deseja comida ou drogas e que os experimentos com animais mostraram que ao obter açúcar a liberação de dopamina retorna rapidamente os seus níveis originais, mas que o mesmo não ocorre com a administração de cocaína. “Portanto ainda faltam evidências científicas para afirmar que o açúcar seria tão adictivo quanto drogas como a cocaína e a heroína.”

Busque por informações em fontes confiáveis e desconfie de notícias alarmantes e sensacionalistas.

Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha