Fake News Não Pod #49: Mudar a alimentação antes da gravidez não zera a genética de doenças

Entrevista com a coach fitness Maíra Cardi sobre “modulação epigenética” é um desserviço à população, que muitas vezes acredita em tais afirmações deixando de procurar atendimento em serviços médicos e de aconselhamento genético para um planejamento familiar seguro e embasado em critérios científicos confiáveis, segundo a Sociedade Brasileira de Genética

 13/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/04/2022 as 11:31
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #49: Mudar a alimentação antes da gravidez não zera a genética de doenças
/

Circula nas redes sociais um vídeo da coach fitness Maíra Cardi retirado de uma entrevista concedida à TV Record. Nesse vídeo, Maíra e o marido, Arthur Aguiar, dizem terem feito “modulação epigenética” e completam “é quando você e seu marido mudam a alimentação antes da gravidez para zerar a genética de doenças”. Mas isso é mesmo possível? É do que trata o podcast Fake News Não Pod desta semana. 

Segundo a acadêmica Laura Colete, a Sociedade Brasileira de Genética (SBG) se pronunciou diante o ocorrido, afirmando que dietas, apesar de contribuírem para a qualidade de vida, não são capazes de mudar nossos genes e os dos nossos descendentes. E acrescenta, “a veiculação desse tipo de matéria, sem consulta a especialistas, é um desserviço à população, que muitas vezes acredita em tais afirmações deixando de procurar atendimento em serviços médicos e de aconselhamento genético para um planejamento familiar seguro e embasado em critérios científicos confiáveis”.

Epigenética, do prefixo grego “epi”, significa “acima”, ou seja, epigenética é aquilo que está acima dos genes, são modificações que ocorrem não na sequência de DNA, mas sim na estrutura do DNA, denominado cromatina. Para explicar, Laura faz uma analogia com o pisca-pisca natalino: “É como se o DNA fosse um fio de pisca-pisca natalino, você não pode alterar a sequência das luzes brilhantes desse fio, mas pode organizá-lo de diversas formas em sua árvore natalina, essa é a cromatina”.

A cromatina é composta de DNA e diversas proteínas que empacotam o material genético, a configuração da cromatina determina a expressão gênica, quando está mais desempacotada é mais fácil que a maquinaria de transcrição inicie a expressão gênica de determinados genes. “É um processo complexo e que requer ainda muito estudo. Portanto, não existe um modo de zerar as doenças genéticas.”


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.