Fake News Não Pod #13: Hidroxicloroquina é totalmente contraindicada para covid-19

Apesar de os estudos apontarem a ausência de eficácia da hidroxicloroquina, tanto o comprimido como a nebulização, no tratamento da covid-19, diversos defensores dessa terapia continuam insistindo nessa hipótese, motivados por ideologias políticas e pelo negacionismo

 12/05/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #13: Hidroxicloroquina é totalmente contraindicada para covid-19
/

Nesta edição do Fake News Não Pod, a acadêmica Laura Colete Cunha traz informações da pós-graduanda Rayanne Poletti Guimarães sobre a ausência de eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19 e, ainda, sobre as notícias de que o medicamento atuaria de maneira milagrosa, recuperando pacientes graves em questão de minutos.

Desde o início da pandemia, diversas pessoas têm defendido o uso do medicamento hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19, inclusive figuras públicas, como o presidente Jair Bolsonaro, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Apesar de os estudos apontarem a ausência de eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, diversos defensores desse tratamento continuam insistindo nessa hipótese, motivados por ideologias políticas e negacionismo. 

Tudo começou após o ministro Onyx Lorenzoni postar em sua rede social um vídeo onde a médica Elaine Scherer realiza o procedimento em uma paciente e afirma que ela apresentou melhora instantânea do quadro clínico. A médica, que já havia sido suspensa de suas atividades, conseguiu liminar na justiça para reassumir seu posto e continuar realizando o procedimento.

Apesar do apoio do presidente Jair Bolsonaro à medica e ao procedimento, diversas entidades da saúde e da ciência têm alertado para os prejuízos e riscos desse tratamento, que não possui nenhuma comprovação científica. Em comunicado,  a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia alerta que a inalação desse medicamento, diluído com soro fisiológico, é danosa ao sistema respiratório e explica que o comprimido tem em sua composição substâncias agressoras, que podem provocar uma reação inflamatória nos pulmões. Além disso, comunica que nenhuma diretriz recomenda o uso de comprimidos por via inalatória e que o acúmulo desse material pode causar consequências a longo prazo, como insuficiência respiratória crônica.

Em nota, o Conselho Federal de Farmácia também explica que a inalação pode gerar um risco ainda maior para a saúde do que a ingestão da substância, o comprimido contém outros componentes que podem agredir o pulmão quando inalados, portanto, a nebulização de hidroxicloroquina é totalmente contraindicada.

Fique atento às promessas de tratamentos inovadores e milagrosos, busque sempre informações em fontes confiáveis e confie apenas na ciência!


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.